Documentos centrais

03-06-2014 00:00

Critérios de avaliação

* Portefólio: 50%

* Trabalhos de Grupo, Pesquisa Individual e de Casa: 40%

* Atitudes e Valores: 10%

   (aluno que não cumpre os prazos de entrega dos trabalhos, falta sem justificação, não se empenha nas aulas para ajudar os colegas dos grupos de trabalho, não elabora as reflexões individuais para o portefólio nos prazos fixados, não atualiza o portefólio ao longo do período, não realiza trabalhos individuais de pesquisa ou revela pouca autonomia no enriquecimento do portefólio, entre outras situações, acaba por sofrer penalizações neste domínio
em particular). 

Nota: o suporte de apresentação do portefólio pode ser feito em formato convencional (uma pasta de arquivo com toda a documentação organizada), ou em formato digital (um blogue criado por cada aluno).

- Mostrar exemplos de blogs através do computador fixo da sala com projetor.



AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MÉRTOLA

ANO LETIVO 2013/2014

12º Ano - Turma A


 

DISCIPLINA DE PSICOLOGIA B                                 PROFESSOR      Rui Nunes Kemp Silva

CURRÍCULO DA DISCIPLINA


 

Período


 

 

Temas


 

 

Subtemas


 

 

Aulas previstas


 

 

 


 

1º Período


 

 


 

 
 

 


 

 


 

Unidade
  1


 

A Entrada na Vida


 

 


 

 


 

 


 

Unidade
  2


 

A Procura da Mente


 
 

Nota: o programa inicia
  com a unidade 2, privilegiando-se uma abordagem inicial pela história da
  psicologia nos seus momentos fundamentais.


 

 


 

 
 
 

Genética,
  Cérebro e Cultura


 

Mente,
  Cognição e Emoção


 

Identidade


 

Relações
  precoces e interpessoais


 

Modelo
  ecológico do desenvolvimento


 
 
 

 
 

 


 

 


 

 


 

28 + 20 aulas


 

de 90'


 
 

 


 

 

2º Período


 

 


 

 

 


 

3º Período


 

 


 

 


 

 
 

Problemas
  e conceitos teóricos da Psicologia.


 
 

A
  Psicologia aplicada.


 

 
 

16 aulas


 

de 90'


 

 


 

128 aulas de 45m.


 

MATERIAL INDISPENSÁVEL PARA A DISCIPLINA

- Fichas de Trabalho/guiões de observação de documentários e filmes distribuídos pelo docente

- Fichas Informativas das matérias criadas pelo docente

- Caderno Diário ou Dossiê ou criação de blogue para suporte digital de portefólio

- Lápis, borracha e esferográfica de caneta azul ou preta

- Utilização experimental de plataforma de aprendizagem virtual baseada no programa "Moodle" (modalidade de aprendizagem mista, "b-learning")

- Os manuais e dicionários de Psicologia são dispensados pelo docente nas aulas para consulta e trabalho dos alunos. Os alunos não precisam de adquirir manual para a disciplina, a não ser que o pretendam.

- A ligação à internet facilita a comunicação por via e-mail para o envio de documentos, evitando as fotocópias.

- Os alunos podem trazer os seus computadores portáteis para a sala de aula para trabalho de produção de texto e pesquisas através de motores de busca na internet.


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

- Portefólios de Aprendizagem Individual: 50% e são avaliados periodicamente - dimensão sumativa.

- Trabalhos escritos: 40%

- Atitudes e valores: 10%

   Nota: A realização de provas de avaliação escrita foi substituída por portefólios de aprendizagem, dando expressão concreta às indicações do programa e à possibilidade de os alunos poderem realizar um trabalho autónomo individual significativo.


Agrupamento de Escolas de Mértola, 5 de Setembro de 2013


 O Professor da disciplina de Psicologia B,

 /Rui Nunes Kemp Silva/


ESCOLA EB 2,3/SECUNDÁRIA DE SÃO SEBASTIÃO, MÉRTOLA

DISCIPLINA: PSICOLOGIA B - Planificação Anual - 12º Ano  ANO LETIVO 2013/2014   Unidade I - A Entrada na Vida (1º/2º Períodos)


 

    Temas/Conteúdos 


 

 

A - Percursos de Aprendizagem


 

 

B - Competências/Atividades


 

 

Gestão


 

 
 

1. Antes de Mim


 
 

1.1. Genética


 

1.2. Cérebro


 

1.3. Cultura


 
 

2. Eu


 
 

2.1. Mente


 

2.2. Cognição


 

2.3. Emoção


 

2.4. Conação


 

2.5. Identidade


 
 

3. Eu com os outros


 
 

3.1. Relações Precoces


 

3.2. Relações
  Interpessoais


 
 

4. Eu nos Contextos


 
 

4.1. Modelo Ecológico
  do Desenvolvimento


 

4.2. Papel do contexto
  no comportamento individual


 
 
 

 

 


 

Nota: a unidade 2 é a inicial, começando a disciplina pelo
  contexto histórico até à sua afirmação como ciência.


 
 

1. Compreender a especificidade do ser humano do
  ponto de vista dos fatores biológicos, cerebrais e culturais


 
 
 
 

2. Compreender a especificidade do ser humano do
  ponto de vista dos processos mentais


 
 
 
 
 
 

3. Compreender a
  especificidade do ser humano do ponto de vista dos processos mentais


 
 
 

4. Compreender a especificidade do ser humano do
  ponto de vista dos contextos de vida


 
 

 
 

Competências a
  desenvolver:


 
 

Diagnóstico de competências individuais em
  situações de diálogo


 

Competências de análise e compreensão
  (organização e tratamento de informação)


 

Análise das diversas abordagens possíveis sobre
  o comportamento humano e os fatores que o influenciam


 

Desenvolver
  a consciência, o respeito e a valorização da diferença


 

Desenvolver
  a solidariedade para com os outros e a participação social


 

Desenvolver
  a honestidade e o rigor intelectual


 

Adoptar
  quadros de referência teóricos dos processos individuais, sociais e
  culturais, a partir da descrição, do conhecimento, da identificação, da
  caracterização, da relação, da análise e da avaliação de teorias, de
  fenómenos, de comportamentos e de situações


 

Utilizar
  conceitos específicos da Psicologia


 

 


 

Atividades


 
 

Realização de pequenos trabalhos escritos


 

Clarificação conceptual


 

Iniciação à pesquisa de
  informação e elaboração de trabalhos de investigação em grupo. Avaliação do
  trabalho realizado em painéis de debate.


 

Incentivar a exposição
  oral dos alunos na apresentação dos seus trabalhos


 

Provas
  de avaliação escrita ou Portefólios Individuais de Aprendizagem


 

Adquirir/Fortalecer
  hábitos de trabalho individual e em equipa;


 

Pesquisar
  de forma autónoma e utilizar critérios de qualidade na selecção da informação


 

Mobilizar
  conhecimentos para fundamentar ideias e argumentar


 

Comunicar
  ideias, oralmente ou por escrito, com correcção linguística


 

Utilizar as novas tecnologias da
  informação - moodle do Agrupamento, construção de portefólios digitais,
  pesquisas através da internet, comunicação via e-mail.   
 


 

 
 

 


 

 


 

 


 

28 tempos de 90 m. (1ºPer.)


 

 


 

+


 

 


 

20 tempos de 90 m.


 

(2ºPer.)


 

 


 

=


 

 


 

96 aulas de 45 m.


 

Unidade II -
A Procura da Mente (3º Período)


    Temas/Conteúdos 


 

 

A - Percursos de Aprendizagem


 

 

B - Competências/Actividades


 

 

Gestão


 

 
 

5. Problemas e Conceitos Teóricos da Psicologia


 
 

5.1. As grandes dicotomias da explicação do
  comportamento humano


 

5.2. Conceitos estruturadores de diferentes conceções
  de homem


 

5.3. Tendências da Psicologia na atualidade


 
 
 

6. A Psicologia
  Aplicada


 
 

6.1. Níveis e áreas de
  trabalho da Psicologia em Portugal


 

6.2. Psicólogos
  clínicos, psiquiatras, psicanalistas e psicoterapeutas


 

6.3. Intervenção do
  psicólogo


 
 

 

Nota: as aulas no 1º período têm o início com esta unidade,
  colocando a ênfase na contextualização histórica da disciplina até à
  consolidação do seu estatuto científico.


 
 

5. Compreender a especificidade do ser humano do
  ponto de vista dos problemas e conceitos teóricos que a estruturam


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

6. Compreender o
  trabalho dos psicólogos em Portugal


 

 
 

Competências a
  desenvolver:


 
 

Diagnóstico de competências individuais em
  situações de diálogo


 

Competências de análise e compreensão
  (organização e tratamento de informação)


 

Análise das diversas abordagens possíveis sobre
  o comportamento humano e os fatores que o influenciam


 

Desenvolver
  a consciência, o respeito e a valorização da diferença


 

Desenvolver
  a solidariedade para com os outros e a participação social


 

Desenvolver
  a honestidade e o rigor intelectual


 

Adoptar
  quadros de referência teóricos dos processos individuais, sociais e
  culturais, a partir da descrição, do conhecimento, da identificação, da
  caracterização, da relação, da análise e da avaliação de teorias, de
  fenómenos, de comportamentos e de situações


 

Utilizar
  conceitos específicos da Psicologia


 

 


 

Atividades


 
 

Realização de pequenos trabalhos escritos


 

Clarificação conceptual


 

Iniciação à pesquisa de
  informação e elaboração de trabalhos de investigação em grupo. Avaliação do
  trabalho realizado em painéis de debate.


 

Incentivar a exposição
  oral dos alunos na apresentação dos seus trabalhos


 

Provas
  de avaliação escrita ou Portefólios Individuais de Aprendizagem


 

Adquirir/Fortalecer
  hábitos de trabalho individual e em equipa;


 

Pesquisar
  de forma autónoma e utilizar critérios de qualidade na seleção da informação


 

Mobilizar
  conhecimentos para fundamentar ideias e argumentar


 

Comunicar
  ideias, oralmente ou por escrito, com correcção linguística


 

Utilizar as novas tecnologias da
  informação - moodle do Agrupamento
     


 


 
 

 


 

16 aulas de 90 m.


 

(32 aulas de 45m)


 

 


 

 


 

Total das aulas de 90 m. previstas para o
  ano letivo:


 

128