Documentos centrais
Critérios de avaliação
* Portefólio: 50%
* Trabalhos de Grupo, Pesquisa Individual e de Casa: 40%
* Atitudes e Valores: 10%
(aluno que não cumpre os prazos de entrega dos trabalhos, falta sem justificação, não se empenha nas aulas para ajudar os colegas dos grupos de trabalho, não elabora as reflexões individuais para o portefólio nos prazos fixados, não atualiza o portefólio ao longo do período, não realiza trabalhos individuais de pesquisa ou revela pouca autonomia no enriquecimento do portefólio, entre outras situações, acaba por sofrer penalizações neste domínio
em particular).
Nota: o suporte de apresentação do portefólio pode ser feito em formato convencional (uma pasta de arquivo com toda a documentação organizada), ou em formato digital (um blogue criado por cada aluno).
- Mostrar exemplos de blogs através do computador fixo da sala com projetor.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MÉRTOLA
ANO LETIVO 2013/2014
12º Ano - Turma A
DISCIPLINA DE PSICOLOGIA B PROFESSOR Rui Nunes Kemp Silva
CURRÍCULO DA DISCIPLINA
Período | Temas | Subtemas | Aulas previstas |
1º Período
|
Unidade A Entrada na Vida
Unidade A Procura da Mente Nota: o programa inicia
| Genética, Mente, Identidade Relações Modelo |
28 + 20 aulas de 90'
|
2º Período
| |||
3º Período
| Problemas A | 16 aulas de 90'
128 aulas de 45m. |
MATERIAL INDISPENSÁVEL PARA A DISCIPLINA
- Fichas de Trabalho/guiões de observação de documentários e filmes distribuídos pelo docente
- Fichas Informativas das matérias criadas pelo docente
- Caderno Diário ou Dossiê ou criação de blogue para suporte digital de portefólio
- Lápis, borracha e esferográfica de caneta azul ou preta
- Utilização experimental de plataforma de aprendizagem virtual baseada no programa "Moodle" (modalidade de aprendizagem mista, "b-learning")
- Os manuais e dicionários de Psicologia são dispensados pelo docente nas aulas para consulta e trabalho dos alunos. Os alunos não precisam de adquirir manual para a disciplina, a não ser que o pretendam.
- A ligação à internet facilita a comunicação por via e-mail para o envio de documentos, evitando as fotocópias.
- Os alunos podem trazer os seus computadores portáteis para a sala de aula para trabalho de produção de texto e pesquisas através de motores de busca na internet.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
- Portefólios de Aprendizagem Individual: 50% e são avaliados periodicamente - dimensão sumativa.
- Trabalhos escritos: 40%
- Atitudes e valores: 10%
Nota: A realização de provas de avaliação escrita foi substituída por portefólios de aprendizagem, dando expressão concreta às indicações do programa e à possibilidade de os alunos poderem realizar um trabalho autónomo individual significativo.
Agrupamento de Escolas de Mértola, 5 de Setembro de 2013
O Professor da disciplina de Psicologia B,
/Rui Nunes Kemp Silva/
ESCOLA EB 2,3/SECUNDÁRIA DE SÃO SEBASTIÃO, MÉRTOLA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA B - Planificação Anual - 12º Ano ANO LETIVO 2013/2014 Unidade I - A Entrada na Vida (1º/2º Períodos)
Temas/Conteúdos | A - Percursos de Aprendizagem | B - Competências/Atividades | Gestão |
1. Antes de Mim 1.1. Genética 1.2. Cérebro 1.3. Cultura 2. Eu 2.1. Mente 2.2. Cognição 2.3. Emoção 2.4. Conação 2.5. Identidade 3. Eu com os outros 3.1. Relações Precoces 3.2. Relações 4. Eu nos Contextos 4.1. Modelo Ecológico 4.2. Papel do contexto |
Nota: a unidade 2 é a inicial, começando a disciplina pelo 1. Compreender a especificidade do ser humano do 2. Compreender a especificidade do ser humano do 3. Compreender a 4. Compreender a especificidade do ser humano do | Competências a Diagnóstico de competências individuais em Competências de análise e compreensão Análise das diversas abordagens possíveis sobre Desenvolver Desenvolver Desenvolver Adoptar Utilizar AtividadesRealização de pequenos trabalhos escritos Clarificação conceptual Iniciação à pesquisa de Incentivar a exposição Provas Adquirir/Fortalecer Pesquisar Mobilizar Comunicar Utilizar as novas tecnologias da |
28 tempos de 90 m. (1ºPer.)
+
20 tempos de 90 m. (2ºPer.)
=
96 aulas de 45 m. |
Unidade II -
A Procura da Mente (3º Período)
Temas/Conteúdos | A - Percursos de Aprendizagem | B - Competências/Actividades | Gestão |
5. Problemas e Conceitos Teóricos da Psicologia 5.1. As grandes dicotomias da explicação do 5.2. Conceitos estruturadores de diferentes conceções 5.3. Tendências da Psicologia na atualidade 6. A Psicologia 6.1. Níveis e áreas de 6.2. Psicólogos 6.3. Intervenção do | Nota: as aulas no 1º período têm o início com esta unidade, 5. Compreender a especificidade do ser humano do 6. Compreender o | Competências a Diagnóstico de competências individuais em Competências de análise e compreensão Análise das diversas abordagens possíveis sobre Desenvolver Desenvolver Desenvolver Adoptar Utilizar AtividadesRealização de pequenos trabalhos escritos Clarificação conceptual Iniciação à pesquisa de Incentivar a exposição Provas Adquirir/Fortalecer Pesquisar Mobilizar Comunicar Utilizar as novas tecnologias da
|
16 aulas de 90 m. (32 aulas de 45m)
Total das aulas de 90 m. previstas para o 128
|