Cérebro
Cérebro e aprendizagem
Cérebro - É uma massa nervosa que se encontra protegida por uma estrutura óssea, a caixa craniana. Diferentemente da medula, a parte interna do cérebro contém substância branca, sendo a exterior o córtex cerebral constituída por substância cinzenta. O córtex é a estrutura nervosa que assegura a superioridade humana, isto é, a enorme capacidade de processar informações e de atribuir significados às situações e aos acontecimentos do mundo.
Aprendizagem - É o método que consiste em estabelecer conexões entre certos estímulos e determinadas respostas, cujo resultado é aumentar a adaptação do ser vivo ao seu ambiente.
A aprendizagem é um "mix" de memória, atenção, concentração, interesses, desejos, estímulos intrínsecos (neurotransmissores/hormônios) e extrínsecos (informações externas do ambiente) que permeiam a mente e o cérebro humano.
Quando mais aprendemos mais conexões neurais formamos...
A plasticidade cerebral é a capacidade do sistema nervoso de alterar o funcionamento do sistema motor e percetivo baseado em mudanças no ambiente, através da conexão e (re) conexão das sinapses nervosas, organizando e reorganizando as informações dos estímulos motores e sensitivos, sendo controladas por grupos especiais de neurónios (células glias).
Somos o que vivenciamos, experimentamos e lembramos...
Aprende-se com o cérebro, e todas as ações perpassam como um filme na máquina fotográfica, ou comparando a um hardware, onde vários softwares são "rodados" por meio de impulsos elétricos, e pela centelha dos afetos ou desafetos existentes e recebidos ao longo de nossas vidas.
O cérebro sozinho não possui função nenhuma, ele só estabelece um funcionamento quando em conjunto com outros sistemas que se interconectam, recebem e respondem aos estímulos para realizar um potencial de atividades elétricas e químicas.

Dendrites
São extensões do corpo celular, assemelhando-se aos ramos de uma árvore. As dendrites fazem com que o neurónio apresente uma maior superfície da recepção e emissão de mensagens. Estas ramificações múltiplas recebem e transmitem informação para outras células com as quais o neurónio estabelece contactos.
Axónio
Prolongamento mais extenso do neurónio que transmite as mensagens de um neurónio para o outro - ao corpo celular ou às dendrites - ou entre um neurónio e uma célula efectora muscular ou glandular. Parte do corpo celular e termina num conjunto de ramificações semelhantes a uma raiz: as telodendrites ou terminais axónicas. Pode haver neurónios com mais que um axónio, exercendo influência sobre um grande número de outras células. Há axónios que estão envolvidos por camadas de mielina e outros constituídos por substância cinzenta. O axónio e certas dendrites, constituem uma fibra nervosa. Ao conjunto de fibras nervosas podem agrupar-se em feixes que, envolvidos por uma membrana, se denominam nervos. Os axónios de maior diâmetro são os que permitem velocidades mais elevadas. A mielina permite aumentar a velocidade de condução das mensagens e isolar as fibras umas das outras.
Lobos Cerebrais
Os Lobos Frontais, situados na parte da frente do cérebro, são responsáveis pelas actividades cognitivas que requerem concentração, pelos comportamentos de antecipação, planificação de actividades, pensamento abstracto, memória de trabalho, raciocínio complexo, intervindo também na regulação das emoções. Uma das diferentes partes dos lobos frontais é o córtex motor, responsável pelos movimentos da responsabilidade dos músculos. Por trás do córtex motor, fica situada a área de Broca, responsável pela linguagem falada e pela produção do discurso. Esta relaciona-se com a área de Wernicke: a forma e as palavras adequadas são seleccionadas por esta área e depois passadas para a área de Broca, traduzindo-as em sons que serão transformados em movimentos adequados a produzir o discurso.
NOTA: a área de Wernicke, zona onde convergem os lobos occipital, temporal e parietal, desempenha um papel muito importante na produção do discurso. Permite-nos compreender o que os outros dizem e que nos faculta a possibilidades de organizarmos as palavras em frases sintacticamente correctas.
Especialização e integração
O desenvolvimento da neurofisiologia, das neurociências e das técnicas de imagem cerebral foram importantes na identificação de funções desconhecidas do nosso cérebro, bem como na redistribuição das que já estavam identificadas. Foi também possível descobrir que, na verdade, o cérebro funciona como um todo, apesar de existirem áreas especializadas, pois estas não comprometem o funcionamento integral do cérebro e as suas conexões com outras estruturas.
Concluímos, assim, que o cérebro é um conjunto complexo de elementos em que as componentes especializadas que o constituem são interdependentes, ou seja, funcionam de forma integrada.