Reflexão Pessoal - A perceção: a atenção - carater seletivo da perceção:

            A perceção é um dos processos básicos implicados nas nossas cognições. A perceção identifica-se com a conduta psicológica pela qual organizamos as diversas sensações e tomamos conhecimento da realidade.

            A perceção é uma operação cognitiva essencial na compreensão do mundo à nossa volta. Quando somos impressionados por estímulos, a perceção já nos permite saber de que coisa se trata. Por ela ouvimos conversas, musica, ruídos e sabemos o que essas coisas são; vemos livros, pessoas, automóveis, cenas na televisão e identificamos todas estas realidades; sentimos diversos cheiros, diferenças de temperatura e de cor; distinguimos doces de salgados; sofremos dores de cabeça; contorcemo-nos com náuseas; sentimo-nos ourados, indispostos ou aliviados. E reagimos adequadamente a tudo isto, porque nos sentimos num mundo familiar devidamente organizado.

            Posto isto, decidi focar a minha reflexão pessoal no estudo da atenção.

            A atenção é a concentração da nossa mente sobre qualquer coisa que nos atrai e nos surge de modo evidenciado. A atenção consiste em filtrar as estimulações, de modo a podermos responder percetivamente apenas a algumas delas. Atuando entre órgãos recetores e o córtex cerebral, a atenção faz com que percecionemos umas coisas em detrimento de outras, que foquemos alguns estímulos, ignorando outros.

            Existem dois tipos de atenção, a voluntaria e a involuntária. A atenção voluntária depende do individuo, dos seus interesses e motivações, e a atenção involuntária é despertada pelo meio exterior, evidenciando um objeto em relação aos restantes.

            Em suma, posso concluir que são diversos os fatores que condicionam a atenção, uns são inerentes aos estímulos e outros ligam-se ao sujeito que perceciona. Pelas suas características próprias, os fatores inerentes aos estímulos evidenciam o objeto de modo a cativar involuntariamente a atenção do sujeito, enquanto que os fatores inerentes ao sujeito funcionam como critérios seletivos prévios, predispondo-o a das atenção a umas coisas em detrimento de outras.


Fatores de atenção
 


 

Ligados ao sujeito           


 

 

Ligados ao objeto


 

·Necessidades;

·Motivações;

·Gostos;

·Hábitos;

·Expetativas;

·Profissão;

·Experiencias.


 

·Intensidade;

·Contraste;

·Tamanho;

·Cor;

·Movimento;

·Luminosidade;

·Novidade.


 

            Proponho ainda uma atividade relacionada com o tema da atenção e a perceção, que consiste na observação de um documentário da National Geographic - Brain Games (Teste o ser cérebro).


Bibliografia:

MONTEIRO, Manuela Monteiro; FERREIRA, Pedro Tavares (2009) - Ser Humano: 2ªParte - Psicologia B 12ºAno. Porto Editora.